Comitiva redescobre a moda em Milão
Desde o último sábado (29), a comitiva de empresários brusquenses esteve em Milão, na Itália, cidade conhecida como berço da alta costura mundial. A missão foi desenvolvida pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae, e objetiva a busca de inspiração para a coleção outono-inverno 2013, bem como fomenta o espírito cool hunting (caçador de tendências) nos participantes, propondo uma moda diferenciada e de acordo com as tendências mundiais.
Entre os principais destinos conhecidos está o Quadrilátero da Moda e suas famosas avenidas: Montenapoleone, Della Spiga, Borgospesso, Andrea Sant, Manzoni e Spirito Santo. “Foi uma visita de suma importância para a pesquisa de mercado. Além da moda, conhecemos outros itens relevantes para o cotidiano do empresário, tais como as peças expostas, embalagens e vitrines em geral. Ali fizemos algumas diferenciações e percebemos, de forma clara, o que pode agradar o cliente”, explica o diretor de comércio exterior da Ampe, Alexandre Oriques.
O coordenador regional do Sebrae e parceiro da missão, Alcides Sgrott Filho, também acompanha a comitiva e ressalta o quanto estar em Milão contribui para a profissionalização do setor têxtil e de confecção em Brusque. “Milão é um celeiro da moda. Uma cidade onde a moda está nas pessoas, nas lojas, nos centros de desenvolvimento. A moda está em todo o lugar. Aqui, tudo que é criado serve de referência e isso é de extrema importância para o nosso micro e pequeno empresário, na sua busca por novos produtos, conhecimento, desenvolvimento de criação e distribuição no mercado. Certamente todos estão captando o que há de melhor para implantar no seu próprio negócio”, destaca Sgrott.
Este é o caso da empresária Neuza Vitor Maria, que não cansa de percorrer as ruas largas de Milão em busca de novidades. “Percebi a tendência dos tecidos camuflados e estampados, dando uma cara moderna e universal aos looks. Pretendo levar esse conhecimento para minha próxima coleção”, ressalta. Segundo a ela, entre as principais vantagens de integrar uma comitiva estão a troca de experiências e ideias, bem como a facilidade de se locomover em grupo por um lugar desconhecido.
Quem também está satisfeita com esses primeiros dias de missão é a empresária Amanda Mendes. Para ela, Milão é um destino importante para profissionais da moda, já que reúne as grandes marcas mundiais. “E as tendências de moda utilizadas por essas marcas são referências e, certamente, serão aplicadas em meu negócio”, garante.
Na manhã desta quarta-feira (3), a comitiva visitou o Instituto Europeu de Design de Milão, que mantém unidades também em Barcelona e no Brasil. A faculdade oferece cursos na área de design de interiores, design de produtos e marketing em comunicacão. No segmento de moda, o curso mais procurado é design, que atrai alunos de mais de 90 países, embora 70% sejam provenitente da Itália.
O instituto forma milhares de profissionais todo ano, onde a maior parte deles já sai contratada por grandes marcas, como Valentino, Prada, Gucci, Armani, Versace, entre outras.
Com esta visita, a Ampe tem o objetivo de fazer parcerias com instituição e trazer profissionais referências do segmento de moda, para oferecer cursos aos seus associados e profissionais do setor. A partir desta proposta, os empresários de Brusque terão oportunidade de transformar e desenvolver seus produtos, diferenciando e trazendo valor agregado a suas peças.
Na oportunidade, os empresários conheceram os laboratórios do Instituto, acompanhados pela assessora de imprensa internacional, Fernanda Massarotto, e o responsável pelo marketing da instituição, Jacopo Manganiello.
Já durante a tarde, os brunsquenses se direcionaram a Barcelona, onde ficarão nos próximos dias. Após, seguirão a Paris na qual será o último destino da missão.